Em 20/03/2019 às 18:58 horas de Brasília, o Sol ingressa em Áries. Evento que simboliza o Ano Novo Astrológico, que ocorre quando o Sol – em sua trajetória aparente ao redor da Terra – corta a eclíptica em 0° de Áries, marcando o equinócio de primavera no hemisfério norte, e o de outono no hemisfério sul, também chamado de ponto vernal, e o começo do zodíaco trópico.
Equinócio é quando o dia e a noite têm a mesma duração, exatamente 12 horas.
O Mapa do Ingresso do Sol em Áries é usado para interpretar os eventos mundiais por todo o ano em que ele fará novamente o seu circuito completo pela eclíptica, passando pelos 12 signos do zodíaco, até fechar em Peixes um outro ciclo.
Interpretar este mapa, é como trazer luz aos eventos que figurarão no planeta durante este ano, e por isto, quero dar a minha contribuição de um olhar não dualista e espiritual da Astrologia, na tentativa de absorver o melhor ensinamento possível para os nossos espíritos enquanto vivendo esta experiência na matéria.
Um primeiro ponto importante é a Lua fora de curso em Virgem, ou seja, sem fazer aspectos maiores (0, 60, 90, 120 e 180 graus) neste signo, até seu ingresso no próximo signo, Libra, o que traz uma característica de imprevisibilidade aos eventos. Sua oposição ao Sol mostra que a emoção e a razão estarão em conflito, algo forte se considerarmos que ela rege o Meio do Céu deste Mapa. Estando na Casa XII, leva para a casa do inconsciente e das clausuras, o destino das decisões do mundo.
É ano para se estar vigilante e não ficar preso aos pensamentos de crítica e julgamento, e ouvir Mercúrio Retrógrado em Peixes que em sua conjunção a Netuno pede: pensem antes de falar, saiam do ego e ouçam a Deus. É tempo de se aprender a servir e cuidar dos insanos do mundo. O Sol na casa 6 mostra que será preciso colocar luz na vida diária das pessoas, na saúde, no trabalho, na logística do mundo, para que a vida seja sustentável para todos e respeitosa ao planeta.
Meio do Céu em Câncer mostra que o propósito do ano será cuidar das famílias, das mulheres, do povo, e resgatar o sentido do pertencimento que só será percebido se o humano conseguir buscar dentro de si pela sua verdade e pela sua paz (Lua, regente, na Casa 12).
No entanto, não se tendo essa vigilância, a emoção racionalizada estará em conflito com a razão emocionada. Uma inversão de papéis que só os egos humanos são capazes de fazer. E isto me faz lembrar de Aurobindo: O Ego é o Auxílio e o Ego é o Entrave!
Saturno, Plutão e Nodo Sul na Casa 4 em Capricórnio mostram que a dureza dos conceitos e o desejo de poder terão que ser lapidados pela consciência deste Mercúrio Retrógrado em Peixes que não nos deixa esquecer que este mundo é feito de ilusões.
É fundamental olhar com responsabilidade para o passado, analisando e tentando quebrar padrões que não se quer mais e seguir com amor rumo ao propósito maior do mundo, com o Nodo Norte na 10.
Marte em Touro envolvido em um grande trígono de Terra com Plutão em Capricórnio e Lua em Virgem nas três casas que alicerçam as grandes transformações da vida, Casa IV, VIII e XII, e com a participação de Saturno em Capricórnio também na IV, prometem acontecimentos que podem gerar grande impacto nas bases do mundo, das casas, dos países. Um aspecto de entendimento que pode contribuir para o crescimento destas bases, inclusive com o envolvimento do mercado financeiro.
Sol em Áries e Ascendente em Libra; com Lua Cheia ocorrendo em Libra poucas horas após este ingresso, assinala que não podemos deixar de olhar para o outro, com a mesma responsabilidade que olhamos para nós.
Com o Sol conjunto a Quíron é importante compreender que será preciso ter coragem para enfrentar os que nos faz sofrer, não como vítima, mas como um processo natural de se colocar luz, sobre as marcas e feridas que precisam ser tratadas para serem curadas.
Urano sem aspectos na casa 7 pede reforma aos relacionamentos arianos, guerreiros e pouco dados a acordos. Estes precisarão aprender que é no diálogo que se dissolve as guerras e no amor que se alcança a paz, meta do Ascendente em Libra que pede equilibro em todas as relações.
Júpiter em Sagitário regente da casa III, das comunicações, está inserido num ângulo tenso, chamado quadratura T, que recebe todas as projeções inconscientes e insanas vindas da tensão entre Lua em Virgem e Mercúrio R em Peixes.
Um ano que vai ensinar que é preciso harmonia e consideração com o próximo para tratar com cuidado da ansiedade humana para que de latente, não se torne um mal ainda mais agudo a interferir no equilíbrio entre pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Por isso, faça sua parte. Acalme sua mente, vibre amor e estará colaborando para a paz no mundo.